Jejum Intermitente

jejum intermitente

Jejum Intermitente – Tudo Sobre

Jejum intermitente – É um dos assuntos mais falados hoje em dia no mundo Fitness.

Alem disso, trata-se de uma técnica nova de emagrecimento que tem feito bastante a cabeça das pessoas que querem emagrecer.

Assim, por ter sido bastante comentada no mundo artístico o jejum intermitente ganhou bastante espaço nas mídias, chamando a atenção de quem quer perder aqueles quilinhos indesejáveis.

Perder peso hoje em dia sabemos que não é uma tarefa fácil para ninguém, no entanto com algumas ajudinhas e umas dicas tudo se torna mais fácil, não é?

Mas em primeiro lugar, será que o jejum intermitente emagrece mesmo?

Nesse artigo de hoje iremos te explicar melhor como fazer jejum intermitente, como funciona, os benefícios, as regras, o que comer no jejum intermitente e tudo que você precisa saber para começar a praticar.

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Veja o que temos sobre Jejum Intermitente


o que comer no jejum

O Que É O Jejum Intermitente

Primeiramente, vamos explicar como funciona o jejum intermitente, essa nova técnica que tem gerado duvidas e interesses.

É uma nova técnica que tem ganhado espaço no mundo artístico e no mundo fitness, prometendo ajudar a perder aqueles quilinhos extras tão indesejáveis.

No entanto, será que o jejum intermitente emagrece mesmo? Vamos ver como isso funciona.

Alem disso, o jejum intermitente é um método de emagrecimento que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação.

O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e como resultado.haja uma perda de massa gorda.

O recomendado é que para quem está começando a técnica faça 10 horas de jejum e assim, depois ir aumentando esse período até 24 horas.

Assim, a técnica pode ser utilizada todos os dias ou alternando os dias da semana, isso dependerá de cada organismo e disponibilidade da pessoa.

Para aderir a técnica você deve primeiramente adequar a sua dieta jejum intermitente, ingerindo mais verduras, legumes, carnes magras e ovos.

Como resultado, a técnica se mostra melhor diminuindo a ingestão de carboidratos e aumentando a quantidade de gorduras boas ingeridas.

*Lembrando que, os resultados podem variar de pessoa para pessoa.


jejum intermitente emagrece

Como Fazer O Jejum Intermitente

Para quem está começando a aderir a técnica de como fazer jejum intermitente, deve-se começar com 10 horas de jejum aumentando gradativamente até chegar as 24 horas.

A dieta jejum intermitente no período em que a alimentação é permitida, é chamada de janela de alimentação, nessas janelas a pessoa deve se alimentar com alimentos saudáveis.

Durante o período de jejum deve-se ingerir líquidos que não possuam calorias como água (com ou sem gás) , chás e café sem açúcar.

Assim, para ajudar a fazer o jejum intermitente é possível que a pessoa adeque a hora do jejum com a hora de dormir.

No entanto, por exemplo se você jantar até as 19:00 horas você deverá manter o jejum até no mínimo as 5:00 horas.

Boa parte desse período você estará dormindo facilitando assim a não se alimentar por conta da fome.

*Lembrando que, os resultados podem variar de pessoa para pessoa.


como fazer o jejum

Como O Jejum Intermitente emagrece?

Primeiramente, para entender melhor como essa técnica ajuda no perda daqueles quilinhos indesejáveis, iremos explicar como nosso corpo funciona ao longo do dia.

Quando nos alimentamos o nosso organismo começa a destinar a energia absorvida dos alimentos em forma de glicose.

Além disso, o corpo ativa um hormônio chamado insulina que é responsável por depositar o açúcar para dentro das células.

A energia que não é utilizada é armazenada pela insulina no nosso corpo em forma de gordura, no tecido adiposo.

Como resultado, quando essa energia se esgota o corpo é obrigado a começar a utilizar a energia armazenada.

Nesse momento é ativado os hormônios que são responsáveis por quebrar a gordura do tecido adiposo, a chamada lipólise.

No jejum intermitente libera um hormônio polipeptídeo e outros hormônios responsáveis por essa quebra de gordura ficam mais tempos ativos em nosso organismo facilitando assim a perda de peso.

Além disso, o jejum evita também os grandes picos de insulina, mais para isso é preciso evitar uma grande quantidade de carboidratos nas janelas de alimentação.

O Jejum de 12 horas é o tipo mais comum, em que você passa metade do dia sem comer (incluindo as oito horas recomendadas de sono).

Nele é indicado que você faça três refeições ao longo do dia, ficando, por exemplo, das 20h da noite até às 8h da manhã sem se alimentar.

Portanto, os resultados podem variar de pessoa para pessoa.


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Alimentos Indicados Nas Janelas De Alimentação

O que comer no jejum intermitente? Essa é uma duvida bem comum, porém iremos explicar agora.

Nos períodos em que a alimentação é permitida, é importante consumir alimentos que aumentem a saciedade e reponham os nutrientes.

Portanto, mostraremos a seguir alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados.

Alimentos Que Devem Ser Evitados

  • Cereais Refinados (Arroz Branco, Pão Branco, Massas);
  • Doces;
  • Alimentos Muito Industrializados;

Alimentos Que Deve Ser Consumidos

  • Proteínas com pouca gordura;
  • Legumes;
  • Verduras;
  • Frutas com casca;
  • Cereais integrais (como arroz integral);
  • Tubérculos (inhame, cará, mandioca, batata doce);

Faça refeições do tamanho que você faria se não estivesse de jejum, não tente compensar o tempo que você ficou sem comer até então.

Assim, sua dieta jejum intermitente não adiantará de nada.

*Lembrando que, os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

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Vantagens Do Jejum Intermitente

Sabendo como funciona o jejum intermitente, é importante saber as vantagens que isso trará ao seu corpo.

Assim, o jejum quando bem indicado e bem feito, pode trazer algumas vantagens, como:

  • Mais disposição;
  • Clareza mental;
  • Controle da glicemia e insulina;

Alguns estudos preliminares apontam que o jejum pode ajudar na saúde do coração.

Isso porque o corpo em jejum utiliza uma substância chamada beta-hidroxibutirato como fonte de energia, que é utilizada mais facilmente pelo organismo.

Assim, isso faz com que o coração poupe energia e se estresse menos.

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Desvantagens Do Jejum Intermitente

O jejum, tem algumas desvantagens que iremos te mostrar agora:

Dificuldade De Adaptação

Algumas pessoas têm dificuldades em se adaptar a ficar longos períodos sem comer.

Pessoas que geralmente tem uma dieta rica em carboidratos ou que sempre comem de 3 em 3 horas tem uma dificuldade maior para se adaptar.

No entanto, a dieta não é difícil de fazer, criando um hábito tudo tornará mais fácil.

Riscos Quando Feito Sem Acompanhamento

Pessoas que fazem os jejuns sem acompanhamento, ficam muito tempo sem comer e não se alimentam direito nas janelas podem ter como resultado, desnutrição, desidratação, hipoglicemia, fraqueza muscular, dificuldades de concentração, entre outros.

Tendência A Compulsão

Por ficar muito tempo sem comer, algumas pessoas podem acabar descontando na próxima refeição, consumindo uma alta quantidade de calorias, desequilibrando a dieta e o organismo, tendo como resultado um aumento de peso.

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Contraindicação do Jejum Intermitente

Gestantes E Lactantes

Mulheres grávida ou que estão amamentando precisam de um aporte maior de nutrientes, portanto não se deve fazer a dieta.

Pois, durante a gravidez, as necessidades do bebê são constantes.

O jejum na gestação pode levar à desmaios, hipoglicemia e a até o baixo peso do bebê.

Já as lactantes precisam de muitos nutrientes, para que possam inseri-los também no leite e garantir que o bebê consiga crescer saudável.

Crianças E Adolescentes

Crianças e adolescentes ainda estão em fase de desenvolvimento, portanto precisam de ingestão constante e certa de nutrientes para crescerem e se desenvolverem de forma adequada.

Além disso, há um risco maior para os adolescentes pois essa fase, devido a questões emocionais e problemas de aceitação.

Muitos acreditam que um padrão de beleza é a magreza excessiva e podem ser drásticos para chegarem a este objetivo.

Seguir um protocolo de jejum pode leva-los ao desenvolvimento de transtornos alimentares graves, como a anorexia.

Pessoas Com Doenças Crônicas

Medicamentos para doenças crônicas como como diabetes e hipertensão, causam mudanças no metabolismo, como resultado, pode levar a hipoglicemias.

Sendo assim, quem segue esse tipo de tratamento precisa conversar com o médico.

Assim, caso ela possa ser feita, é preciso antes ajustar a medicação.

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*Lembrando que, os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

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